Onde estamos

Centro Cultural Benfica
Rua Benfica, 157, Madalena 
Recife/PE - Brasil

CEP: 50720-001

 
Entre em contato

contato@oimaginario.com.br

+55 81 3089.9065

  • Branca Ícone Instagram
  • Branco Facebook Ícone
  • Branca ícone do YouTube
  • Branca Ícone do Flickr
  • Branco Twitter Ícone
Contate-nos

Objetivo

Este projeto cultural teve por objetivo mapear, catalogar e registrar dados sobre os mestres emblemáticos da cerâmica artesanal do Cabo de Santo Agostinho, com relatos sobre a biografia, técnica produtiva e obra. A pesquisa tomou como referências as localidades do espaço Mauriti e do Centro de Artesanato Arquiteto Wilson Campos Júnior, devido à sua importância e representatividade histórico-cultural para a constituição da tradição dessa atividade artesanal para a localidade. O projeto também propunha a iniciativa de recuperação histórica e reprodução do acervo das peças emblemáticas destes mestres, com vistas a disponibilizar de forma permanente e acessível ao público.

O projeto cultural Mapeamento e Catalogação de Mestres em Cerâmica Artesanal do Espaço Mauriti - Cabo de Santo Agostinho - PE, inscrito sob o número 1902/15, realizado entre junho e dezembro de 2016, foi apoiado pelo Governo do Estado de Pernambuco, por meio do Sistema de Incentivo à Cultura Fundarpe/Funcultura.

Definição de Mestres

Os mestres ceramistas do Cabo de Santo Agostinho foram selecionados pelo reconhecimento de outros artesãos da localidade, que já tivessem recebido homenagens, que tivessem contribuído para a formação de novos artesãos, além da exímia habilidade na modelagem.

Com base nos depoimentos dos artesãos e pelo cruzamento de referências, foram entrevistados quatro mestres ceramistas: Nena, Celé, Deó e Uruda, fazendo registro de suas histórias, peças, ferramentas e visão de futuro.

Iniciativa de Constituição de Acervo

As peças confeccionadas durante esta pesquisa, com base nos relatos e demonstrações dos mestres artesãos foram reunidas e permanecem abrigadas no Centro de Artesanato Arq. Wilson Campos Júnior.

 

Equipe

Produtor Executivo

Erimar José Dias e Cordeiro

Pesquisadores

Laboratório O Imaginário

Erimar José Dias e Cordeiro

Virgínia Pereira Cavalcanti

Novos Rumos: Consultoria, Facilitação de Processos e Pesquisas

Tibério César Macêdo Tabosa

 

Captação de Imagens/Design Gráfico

Felipe Rodrigues Soares

Danyelle do Nascimento Marques

Colaboradores

Ana Maria Queiroz de Andrade

Vinícius Simões Botelho