Produção Acadêmica
O Laboratório O Imaginário desenvolve e divulga as pesquisas realizadas através do Grupo de Pesquisa Design, Tecnologia e Cultura, vinculado à UFPE e certificado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico | CNPq
Artigos Nacionais
A utilização do modelo Triple Top Line adaptado na análise crítica das ações desenvolvidas pelo Laboratório O Imaginário da UFPE: aplicação ao artesanato cerâmico do Cabo de Santo Agostinho em Pernambuco
Refugo industrial como insumo para a cerâmica artesanal: uma alternativa sustentável para o artesanato do Cabo de Santo Agostinho – Pernambuco / Brasil
O Design em Indústrias de Produtos de Uso: estágios na estratégia de inovação da Companhia Industrial de Vidros – CIV
Ergonomia aplicada à solução de problemas da produção artesanal: O caso da Cestaria em Cana-Brava em Ponta de Pedras no município de Goiana, Pernambuco.
Tecnologia de vitrificação para produtos artesanais e novos mercados: o caso dos ceramistas do Cabo de Santo Agostinho
A visão cultural na cadeia de produção de significados: o caso das bonecas solidárias de Gravatá-PE
O objetivo deste artigo é analisar a cadeia de produção de significados do artefato cultural Boneca Solidária de Gravatá PE no âmbito da economia criativa como uma das vertentes da construção do conceito de desenvolvimento na dimensão cultural (Furtado apud D´Aguiar, 2013). No campo dos estudos culturais (Hall, 2009) a metodologia de abordagem utilizada foi a dialética (Demo, 1995). Por meio de um estudo de caso (Yin, 2001) e de pesquisas exploratórias (Gil, 1989), foi possível identificar elementos relevantes para a produção de significados, que, neste estudo indicam um processo de mútua influência ao longo da cadeia produtiva entre as produtoras da Boneca Solidária e os demais agentes intermediários, superando a visão dicotômica que tende a entender essas trocas em termos da sua submissão às leis do mercado, ou da preservação da tradição.
Palavras-chaves: Cadeia produtiva, estudos culturais, circuito da cultura, desenvolvimento, artesanato.
Utilitários cerâmicos de mesa contemporâneos para uma cozinha pernambucana
Ergonomia e design: soluções para implementação de melhorias na produção de cerâmica artesanal do Cabo de Santo Agostinho
Tornos cerâmicos: melhorias ergonômicas no equipamento agregando valor à cultura local
Desenvolvimento de produtos de consumo orientados ao consumidor: o método projetual aplicado a Companhia Industrial de Vidros
O Caso das Garrafas Térmicas CIV: a simplicidade como argumento de inovação
Tecnologia como argumento de competitividade: a vitrificação de produtos em cerâmica artesanal
Cerâmica Vermelha Artesanal e Gastronomia: Um Artefato como Estratégia de Posicionamento de Marca e Experiência do Usuário
Metodologia de Design: a conexão sustentável entre as produções artesanal e industrial
Metodologia e Design: um experimento de intervenção no artesanato pernambucano
Ergonomia e design de produtos orientados ao consumidor: um experimento no desenvolvimento de jarras de vidro
Cultura, Design e Desenvolvimento Sustentável: Um experimento no Cabo de Santo Agostinho.
Empreendimento Social Transformador: O Caso do Imaginário Pernambucano - Cabo de Santo Agostinho
A produção de artesanato em Cana-Brava: um paralelo entre a metodologia do Imaginário Pernambucano e os conceitos de sustentabilidade
Design, Gestão de Design e Economia Solidária: uma reflexão sobre a experiência em Ponta de Pedras - Goiana/ PE
A Gestão de Design e sua Influência sobre a Cultura Organizacional: mudanças rumo à sustentabilidade
Dissertações e Teses
A Gestão de Design e o Modelo de Intervenção de Design para Ambientes Artesanais
Reconhecendo a importância e provocações que o tema suscita, o interesse desta pesquisa é compreender a relação design–artesanato sob a ótica da gestão, mais especificamente da Gestão de Design, a partir do pressuposto de que os conhecimentos de Gestão de Design podem ser vantajosos para o artesanato. Esse pressuposto norteia a hipótese de que os modelos de gestão de design podem ser adaptados para auxiliar a atuação do designer no ambiente artesanal, desde que valorize a cultura local e contribua para a sustentabilidade ambiental, econômica e social de comunidades produtoras de artesanato. A atuação da pesquisadora no Laboratório de Design da Universidade Federal de Pernambuco O Imaginário junto a comunidades artesãs motivou a pesquisa na busca de um modelo de gestão de design adequado à realidade das comunidades produtoras de artesanato, observando questões relacionadas à sustentabilidade ambiental, social e econômica, a partir da análise de modelos de gestão do design utilizados no
ambiente industrial.
A pesquisa considerou as vantagens da metodologia de abordagem dialética para compreender a dinâmica das relações nos diferentes contextos (comunidade artesã, mercado e gestores públicos) e utilizou o estudo de caso como método de procedimento. O modelo de intervenção de design no artesanato desenvolvido pelo Laboratório O Imaginário foi tomado como objeto de estudo, enquanto as comunidades artesanais atendidas pelo Laboratório, no Cabo de Santo Agostinho e em Ponta de Pedras, foram selecionadas como unidades de análise. A partir da crítica aos modelos de gestão de design e de atuação no artesanato, a pesquisa sugere adaptações que fomentam a gestão de design, a visão empreendedora e o negócio na proposta de adaptação do modelo de gestão de design para o artesanato.
A associação ensino-pesquisa-extensão e o papel da Universidade na articulação dos setores público e privado se revelaram indutores importantes para o fomento do desenvolvimento local e, inovação social e sustentabilidade de comunidades, municípios e regiões.
Gestão de Design em Indústrias de Produtos de Uso: Um estudo de caso na Companhia Industrial de Vidros - CIV
Monografias
Conceição das Crioulas: Um Caso de Sucesso
O Brasil é conhecido por sua criatividade e diversidade, expressas em toda sua produção cultural. Um país continental que comporta dentro de si vários brasis. Sua pluralidade é fruto de um processo de formação diferenciado, decorrente da miscigenação entre o índio, primeiro habitante, o branco europeu e o negro escravo vindo da África. Mais tarde, a este processo foi acrescido o estrangeiro imigrante. Ao longo da história, a tríade da gênese do povo brasileiro, com a presença de outros povos, reelaboram seus costumes, influenciam-se e se contaminam mutuamente, dando forma a uma nação, um novo povo.
Essa mistura, nossa maior riqueza, que se expressa na música, na dança, na culinária, nas artes, na arquitetura das nossas cidades, nos objetos de uso cotidiano e em tantas outras formas de manifestação, está presente em nossos bens culturais.
O artesanato enquanto representante desta diversidade é também múltiplo. Nossos recursos naturais ampliam as potencialidades desse segmento que além do seu valor cultural representa uma importante parcela da economia nacional. As mais variadas técnicas e matérias-primas dão forma a artefatos que carregam as dimensões humana, social e cultural.
Visto como um setor produtivo, o artesanato envolve 8,5milhões de pessoas sendo 87% deste total formado por mulheres. Movimenta R$ 28 bilhões por ano, representando 2,8% do Produto Interno Bruto brasileiro, maior, por exemplo, que o setor de vestuário que é equivalente a 2,7% do PIB.
O artesanato, além de expressar os saberes tradicionais e a realidade local de um povo, é uma atividade produtiva capaz de gerar renda, garantir a valorização da cultura e resgatar a cidadania.
No momento atual, tempo de descobertas, observa-se que a valorização das referências locais fortalece a relação dos mercados local e global. Tal fato coloca a atividade artesanal como opção de desenvolvimento e inclusão social na medida em que permite o uso de conhecimentos tradicionais na produção de artefatos, cujo valor amplia sua comercialização para segmentos e mercados diferenciados local e internacionalmente.
Estas tendências indicam, contudo, que estes produtos identificados com modos de vida específicos devem também cumprir exigências de um projeto global, perfeitamente adaptado à nossa contemporaneidade, produtos competitivos, com qualidades antes solicitadas apenas aos produtos industrializados.
Aproximar as comunidades produtoras de artesanato do mercado, respeitando as suas especificidades, é uma necessidade que pode ser facilitada com a ajuda do designer. Fazendo uso de metodologias apropriadas este profissional pode trazer importantes avanços, respeitando os modos de fazer tradicionais, auxiliando o artesão na elaboração de propostas de produtos que estejam em sintonia com as demandas atuais do mercado. Para tanto, o designer deve saber reconhecer os valores essenciais destas produções e estar a par das necessidades e dos desejos da sociedade.
Nesta perspectiva e reforçando o respeito aos valores culturais e identitários das comunidades, o projeto Imaginário Pernambucano tem contribuído na geração de renda e inclusão social atuando em comunidades produtoras de artesanato, adequando e ampliando sua produção, garantindo, desta forma, o desenvolvimento sustentável dessa atividade no estado de Pernambuco.
A primeira experiência do Imaginário Pernambucano foi desenvolvida em Conceição das Crioulas, comunidade remanescente de quilombo no município de Salgueiro. As ações foram pautadas numa abordagem multidisciplinar, contemplando diversas áreas do conhecimento, como o design, a história, a antropologia, o serviço social, a química, a etnomusicologia, na convergência com os saberes tradicionais. A intervenção conquistou reconhecimento nacional a partir da aceitação dos seus produtos no Brasil e no exterior. A participação em premiações a exemplo do Prêmio Banco Mundial de Cidadania, que colocou a atuação entre as 26 mais importantes experiências sociais no Brasil, reforçou a posição de destaque do projeto e de seus produtos.
Essa experiência motivou o nosso interesse em compreender os fatores que levaram ao êxito da intervenção, analisando o papel do design em ações voltadas para comunidade com base no modelo interdisciplinar adotado. Assim, o presente trabalho apresentará o estudo de caso Conceição Das Crioulas, demonstrando a abordagem do design junto à comunidade no âmbito do Projeto Imaginário Pernambucano.
Pretende-se, aqui, analisar os fatores que fizeram da experiência desenvolvida em Conceição das Crioulas um caso de sucesso dentre as ações voltadas para as comunidades tradicionais produtoras de artesanato. Cabe ainda verificar o papel do design neste tipo de intervenção com base num modelo interdisciplinar.
Para compreender essa intervenção no artesanato de Conceição das Crioulas, será utilizado o método de abordagem histórico comparativo, que busca entender o presente a partir de uma visão histórica e comparativa do passado, e o método estudo de caso, já que o fenômeno aqui abordado possui vínculos inseparáveis com o contexto em que ocorre. O trabalho contará com informações coletadas pelo autor a partir do trabalho de campo desenvolvido junto à comunidade através do Imaginário Pernambucano entre os anos de 2001 e 2004.
O presente trabalho traz no Capítulo 1, Fundamentação Teórica, algumas reflexões sobre as relações entre cultura e mercado e sobre como se dá esta relação sob o enfoque do design e das produções artesanais. No Capítulo 2, Estudo de Caso, é exposto o caso de sucesso Conceição das Crioulas, buscando entender a comunidade, suas produções materiais e a intervenção de design proposta pelo Projeto Imaginário Pernambucano. Por fim, na Conclusão, Capítulo 3, abordamos os fatores que levaram ao sucesso da produção artesanal de Conceição colocando ainda alguns pontos para futuras discussões.
Cara de Índio | Uma tradução da Tradição Kambiwá
Este trabalho é, em parte, resultado da relação profissional e pessoal que tive com a etnia indígena Kambiwá. Tomei conhecimento acerca deles durante meu trabalho junto ao Imaginário Pernambucano, ação da Universidade Federal de Pernambuco através da Pro-Reitoria de Extensão. O objetivo central do Imaginário é potencializar os valores identitários das comunidades produtoras de artesanato, promover o associativismo e possibilitar que a atividade se firme enquanto meio de vida sustentável.
Nos anos de 2003 e 2004 minha atuação no projeto deu-se prioritariamente na comunidade Kambiwá. Ansioso por conhecer, busquei informações tanto no Imaginário Pernambucano quanto nas entidades parceiras do projeto ligadas à causa indígena: o Centro Luiz Freire e o Conselho Indigenista Missionário. Conheci, então, um pouco mais da realidade difícil do povo do sertão [embora não fosse novidade]; e, em particular, a dos indígenas, que também são vítimas de preconceitos e da invisibilidade social.
Dentro de sua produção artesanal, a que mais me chamou atenção foi a de adornos com sementes. Tive, então, uma necessidade de ampliar estas possibilidades, indo além da atuação do Imaginário e, talvez, das capacidades produtivas do grupo, mas não de sua cultura. Investigando mais acerca desse contexto, percebi que a minha vontade de dar vazão a projetos com a referência indígena e que estivessem ligados à ornamentação do corpo iam ao encontro do que o mercado busca, tanto pelo lado do design, quanto da referência cultural.
Este trabalho mostra a pesquisa sobre a cultura kambiwá, a pesquisa sobre adornos e jóias e o processo de desenvolvimento de novas peças.
Design e Artesanato: uma alternativa para o designer pernambucano
Das corriqueiras discussões do meio acadêmico de design, o campo de atuação é a mais recorrente. Apesar de ser uma preocupação comum a todas as áreas profissionais, existe para o designer a necessidade não apenas de garantir o seu espaço, mas também, esclarecer sobre a sua forma de atuação.
Sobre a produção literária na área; Niemeyer posiciona que “a maioria dos trabalhos sobre design se inicia pela conceituação da profissão. Talvez esse tipo de ocorrência não se dê em outras áreas, mesmo mais novas, como a informática e o marketing. Acreditamos que esta recorrência advenha do fato de que cada autor precise, de início, explicitar a sua concepção da profissão e descrever os compromissos que estão implícitos na sua prática profissional. Até mesmo estudantes e docentes de design têm tido dificuldade para identificar uma definição da profissão”... (Niemeyer,1998:23)
Neste sentido, é que o trabalho proposto não pretende encerrar uma definição para design, mas principalmente contribuir para ampliação da discussão sobre suas formas de atuação no mercado profissional.
O título desta pesquisa, Design e Artesanato: uma alternativa para o designer pernambucano, encerra dois questionamentos. Um, aparentemente mais forte pode ser apontado na seguinte pergunta: qual a razão de, numa monografia de graduação se pesquisar sobre alternativas para o exercício do design em Pernambuco? E, outro; por que focar a produção artesanal como alternativa para tal?
É provável que um designer pernambucano ou nordestino, e talvez brasileiro compreenda facilmente o raciocínio que envolve a primeira questão colocada. É lugar-comum que a Revolução Industrial acompanhada da evolução mecânica e tecnológica são reconhecidos marcos da história do design, pois contribuíram ricamente para a formação da maioria dos fundamentos conceituais tradicionais na profissão.
Dessa forma, caminhando na direção da difusão de produtos industriais, nos países de industrialização tardia; como é o caso do Brasil, o processo de reconhecimento desse profissional deu-se ou tem se dado de forma mais lenta e pode-se dizer que ainda está caminhando nesse sentido.
Tratando-se do Nordeste, numa visão ainda mais específica, e sabendo que a evolução da indústria de bens de consumo nesta região tem ocorrido de forma cronologicamente diferente de outras regiões do país; entende-se porque o designer pernambucano enfrenta ainda, no século 21, a dificuldade de esclarecer; demonstrar e estabelecer seu campo de atuação profissional.
A conjectura de que a produção artesanal é um caminho adequado à expansão da atividade do designer em Pernambuco parte, primeiramente, da observação da vocação natural e tradicional do povo pernambucano em preservar suas raízes culturais através do fazer artesanal.
Assim, a pesquisa tem por objetivo apresentar modelos de intervenção de design no artesanato local como alternativa para a inserção do designer pernambucano no mercado de trabalho, ao mesmo tempo em que valoriza a cultura da região e potencializa o produto do artesanato.
Esta pesquisa não apresenta o design preso ao conceito de consumo desenfreado de produtos e tendências; ou o designer, cativo de um contexto neoliberal industrial para exercício de sua profissão. Estando em um espaço que não favoreça o desenvolvimento da sua atividade no setor industrial, o designer pode intervir na cultura material por meio da produção artesanal, criando e transformando, sem que haja descaracterização da profissão.
A apresentação do segmento artesanal como campo para atuação não advém, entretanto, apenas da riqueza do artesanato local. A expansão do setor no mercado internacional tem se alimentado no sentimento de introspecção que vive, pessoal e coletivamente, o indivíduo contemporâneo. Ao transformar o planeta num espaço tão comum, tão pequeno – antes a imensa Terra, hoje, a ‘aldeia’; a globalização levou o sujeito contemporâneo de volta à suas raízes. Diferenciar-se no mundo da padronização tornou-se questão de sobrevivência psicológica, social e econômica. Assim, pode-se compreender facilmente, o porquê da produção artesanal como proposta.
Partindo dessas observações esta pesquisa, tem a intenção de buscar na valorização da cultura nordestina, preservada através do fazer artesanal, um caminho para a consolidação de um produto competitivamente forte e caracteristicamente pernambucano. E a partir dessa consolidação construir um nicho de mercado para artesãos, garantindo a colocação profissional do designer em Pernambuco.
Para tal, o método de abordagem comparativo é utilizado como base para a estruturação da fundamentação teórica, bem como para a análise de programas e projetos que fazem uso de ferramentas do design para auxiliar a produção artesanal no Brasil atualmente; “considerando que o estudo das semelhanças e diferenças entre diversos tipos de grupos, sociedades ou povos contribui para uma melhor compreensão do comportamento humano, este método realiza comparações com a finalidade de verificar similitudes e explicar divergências”. (Lakatos,1991:82)
Segundo o método de estudo de caso, busca-se através da referência ao Projeto Imaginário Pernambucano, justificar a proposta feita de união entre design e produção artesanal em Pernambuco. Yin assinala que “o Estudo de Caso contribui de forma inigualável, para a compreensão que temos dos fenômenos individuais, organizacionais, sociais e políticos. Não surpreendentemente, o estudo de caso vem sendo uma estratégia comum de pesquisa na psicologia, na sociologia, na ciência política, na administração, no trabalho social e no planejamento”.(Yin apud Yin, 2001:21).
Há interesse na metodologia de Estudo de Caso porque “permite uma investigação para se preservar as características holísticas e significativas dos eventos da vida real – tais como ciclos de vida individuais, processos organizacionais e administrativos, mudanças ocorridas em regiões urbanas, relações internacionais e a maturação de setores”. (Yin,2001:21)
O Estudo de Caso é adequado quando se quer “explicar vínculos causais em intervenções da vida real que são complexas demais para as estratégias experimentais ou aquelas utilizadas em levantamentos”. (U.S. General Accounting Office, apud Yin, 2001). Ou ainda, “quando deliberadamente quisesse lidar com condições contextuais – acreditando que elas poderiam ser altamente pertinentes ao seu fenômeno de estudo, descrever uma intervenção e o contexto da vida real em que ela ocorre, ou explorar aquelas situações nas quais a intervenção que está sendo avaliada não apresenta um conjunto simples e claro de resultados”. (Yin,2001:34)
A proposta está baseada na análise da experiência do trabalho em conjunto de designers e artesãos em casos de intervenções de design junto à produção artesanal. A discussão em torno dos casos estudados é enriquecida e alimentada a partir do levantamento bibliográfico de conceitos relevantes ao estudo.
Sugere-se aqui, então, o aproveitamento de uma característica genuína de Pernambuco para um problema estrutural e histórico do profissional de design no Estado.
Atente-se, porém, que não se pretende apontar esta proposta como original ou única. A intenção principal é de alertar ou destacar inúmeras parcerias bem-sucedidas entre artesãos e designers no país; atestando como um caminho válido para o problema apresentado.
Design e Artesanato: Um estudo comparativo sobre modelos de intervenção.
Monografia de graduação em Design de Vinícius Simões Botelho, em 2005, pela UFPE.
Este trabalho trata de uma comparação entre três modelos de intervenção de design no artesanato, busca identificar alguns possíveis caminhos para a valorização do artesanato. Estuda conceitos relacionados à cultura e cultura material e faz uma distinção entre arte popular e artesanato para que o leitor se situe no universo do tema estudado. Aborda algumas possíveis maneiras em que o design pode agregar valor ao artesanato. Traça um panorama da situação do artesanato hoje e mostra como as intervenções no artesanato podem contribuir para o desenvolvimento local. Analisa comparativamente três projetos distintos a partir de três critérios básicos: objetivos dos projetos; as características das suas ações; e os produtos artesanais. Identifica e mostra graficamente alguns caminhos encontrados para se valorizar o artesanato em seguida fazse alguma recomendações para o uso desses caminhos e finaliza com algumas considerações finais.
Estampando o Olhar: Projeto de estampa para a comunidade de Ponta de Pedras
Estampando o Olhar: Projeto de estampa para a comunidade de Ponta de Pedras
Monografia de graduação em Design de Felipe Rodrigues Soares, em 2009, pela UFPE.
A valorização do produto artesanal em comunidades artesãs através do design é uma alternativa para garantir a sustentabilidade e a motivação desses grupos produtivos. Neste sentido o design de superfícies surge como uma possibilidade prática de renovar o mix, agregar valor aos produtos e inserir referências locais da comunidade.
Este trabalho apresenta o processo de desenvolvimento de uma linha de estampas para a comunidade de Ponta de Pedras, distrito de Goiana localizada na zona da mata de Pernambuco. A comunidade é formada basicamente por mulheres, que produzem cestaria com cana- brava, uma espécie de bambu, matéria prima abundante na região.
Os artesãos foram inseridos no processo de desenvolvimento das estampas a partir da aplicação da metodologia do Olhar Atento de Ferrara. Esta metodologia foi adaptada para a sua inserção no processo de design, onde não há registros de sua aplicação. A metodologia permite a observação e interpretação das referências visuais e culturais dos participantes sobre o seu entorno urbano a partir do olhar do sujeito pesquisado. Como ferramenta para a captação deste olhar recorre-se a fotografia.
A partir das fotografias e relatos feitos pelos artesãos da comunidade foram recolhidos os elementos visuais, cores e formas que serviram de referência para a criação das estampas. Assim, foi possível a inserção das referências locais nas estampas dos tecidos que compõe os produtos. Como resultado houve a ampliação do mix de produtos oferecido pela comunidade bem como aumento do valor agregado das peças, devido à exclusividade das novas estampas.
O que guardam os potes? Um olhar sobre a cerâmica artesanal do Cabo de Santo Agostinho
O que guardam os potes? Um olhar sobre a cerâmica artesanal do Cabo de Santo Agostinho
Monografia de graduação em Design de Flávia Wanderley Pereira de Lira, em 2007, pela UFPE.
A discussão sobre a intervenção de Design em um grupo de artesanato tradicional, tratada no trabalho O que guardam os potes? Um olhar sobre a cerâmica artesanal do Cabo de Santo Agostinho, utiliza a Teoria do Imaginário, segundo Gilbert Durand, para desvendar a organização simbólica deste grupo e sua relação com a arte, com a natureza, com o prazer, com a família, com a sociedade e com a própria intervenção. Todo o estudo se baseia na subjetividade do artesão, foco do estudo, como também no olhar do observador participante/ pesquisador, num dado tempo e espaço. Como resultado, apresenta-se uma outra visão de mundo, onde a ciclicidade é inerente às dimensões imaginárias do grupo em questão.
Utilitários cerâmicos de mesa contemporâneos para uma culinária pernambucana
Utilitários cerâmicos de mesa contemporâneos para uma culinária pernambucana
Monografia de graduação em Design de Ana Carolina dos Reis Silva, em 2009, pela UFPE.
O artesanato tem exercido uma importante função na ocupação e geração de renda no Estado de Pernambuco. Em muitos casos, emprega a mão-de-obra local e utiliza a rica matéria-prima da região de forma a valorizar o repertório cultural existente. Reconhecer as qualidades e os valores dos produtos é uma forma de contribuir para materializar a história do lugar. Neste contexto, o designer tem o papel fundamental no processo de transformação de produtos sem comprometer os valores culturais locais.
Para estimular essa idéia, a presente pesquisa propõe desenvolver uma linha de utilitários cerâmicos de mesa contemporâneos a partir da vertente de produção do artesão Celestino, membro mais antigo do Grupo de Ceramistas do Cabo de Santo Agostinho, cuja obra serviu como referencial cultural para o desenvolvimento dos produtos. A linha está direcionada para atender aos novos mercados de utilitários de mesa, como por exemplo, o setor gastronômico no Estado classificado como o terceiro pólo gastronômico do Brasil.
Como ferramentas de pesquisas foram utilizadas entrevistas não estruturadas e estruturadas com o artesão (referência cultural) e com os chefes de cozinha (referências de mercado); Análise Diacrônica da Produção do Artesão Celestino; Pesquisa de Tendências dos Utilitários Contemporâneos Mundiais e Análise do Processo de Produção Cerâmica dos Ceramista do Cabo de Santo Agostinho – PE, além de estabelecer relações de troca de experiências entre artesão, designer e chefes de cozinha.
Por fim, o referido trabalho apresenta aos designers de produto uma nova alternativa para o exercício da prática do design envolvendo a produção artesanal de artefatos cerâmicos direcionada ao mercado de utilitários cerâmicos de mesa para a culinária pernambucana.
Livros e Capítulos
Imaginário Pernambucano: design, cultura, inclusão social e desenvolvimento sustentável
2006
Este livro é o resultado do esforço de instituições, comunidades e pessoas que acreditam na força de projetos coletivos, na parceria como forma de realização e na cultura como um fator impulsionador de desenvolvimento e transformação social.
As experiências aqui relatadas decorrem da atuação de estudantes, professores e técnicos da Universidade Federal de Pernambuco e de outras instituições. Junto com comunidades produtoras, essas pessoas investiram no artesanato pernambucano como forma de unir os saberes e fazeres acadêmico e popular, acreditando no valor e no potencial mobilizador da cultura pernambucana.
Criado a partir de um projeto de extensão da Universidade Federal de Pernambuco, o Imaginário Pernambucano vem, ao longo dos últimos 5 anos, através da ação conjunta de diversos departamentos estudando as questões relativas à sustentabilidade do artesanato em Pernambuco.
Compartilhar essas experiências é convidar o leitor a conhecer, através do artesanato, a história dos lugares e das pessoas, viajando do litoral ao sertão pelo Imaginário Pernambucano.
A experiência de Conceição das Crioulas
2006
O livro Olhares Itinerantes: reflexões sobre artesanatoe consumo da tradição, publicado na série de Cadernos da ArteSol trás em sua primeira edição o texto sobre a vivência e aplicação da metodologia do Imaginário na comunidade quilombola de Salgueiro.
Creando una propuesta de valor para los consumidores conscientes: Productos Artesanales Solidarios de Raíz y Alma
2007
A publicação Artesanías de América, Revista del Cidap nº 63-64 trás um capitulo reflexivo sobre a relação de produção e consumo de produtos artesanais.
Los apuntes teóricos elaborados en este ensayo, constituyen la base conceptual de una visión preliminar sobre la lógica de la propuesta de creación de valor para los consumidores conscientes, la ideia de producto ampliado y la visión de lo intagible en la artesanía, aplicadas a los productos artesanales solidarios de raíz y alma producidos por Organizaciones Sociales. En las conclusiones, proponemos algunas sugerencias iniciales acerca de cómo el conocimiento de los valores de uso y latentes pueden venir a subsidiar la definición de la composición de los precios de tales productos en el mercado, dentro de un processo continuo de agregación de valor como plataforma sustentable para la transformación social.
Design, sustentabilidade e artesanato: reflexões e práticas metodológicas
2013
Publicado no Cadernos de Estudos Avançados em Design - Sustentabilidade I, editado pela Editora da Universidade do Estado de Minas Gerais - EdUEMG.
O artigo relata a abordagem metodológica desenvolvida pelo Laboratório O Imaginário e as ações práticas deste modelo de atuação no Cabo de Santos Agostinho.
Artigos Internacionais
Social sustainability for the chain of production and marketing in the Third Sector of the economy: the case of the solidarity craft dolls from Gravatá
Artigo publicado no 8th Senses&Sensibility ´15: design as a trade. Outubro de 2015
In the field of social design the article describes a model for analyzing social sustainability for handicraft productive organizations in the Third Sector of the economy. The proposition begins from the understanding that, although the economic, social and environmental dimensions should be considered in an integrated manner, there is a lack of scientific information about social sustainability applied to developments in the Third Sector (Luna, 1996). The theory basis uses the transformations of Triple Top Line fractals (McDonough W., Braungart, M., 2002) and defines a set of parameters used to design semistructured interviews with artisans based on the theory of Reflective Responsible Action (Primavera, 1999). This research presents a case study of the chain of production and marketing of solidarity crafts dolls from Gravatá, PE, Brazil. The results obtained capture fragments of discourse, and the interpretation of which indicates that an information base can be built to establish how to plan social activities and that this has the potential to strengthen the autonomy and social transformation of the production and marketing chain.
Keywords: Social Design, Social Sustainability, Triple Top Line, Handicraft, Third Sector
Aspects of Ergonomics and Sustainability Design Applied to the Utilites Board for Café Tokyo’s in Recife, Pernambuco/Brazil
Artigo publicado no 5th International Conference on Applied Human Factors and Ergonomics, AHFE 2014, Kraków, Poland 19-23 July 2014
This paper presents the design method applied for the development of the product line created to meet the demand for utilities Café Tokyo’s table, headed by Matsumoto family, dedicated to oriental cuisine in Recife, since the '70s. The methodology strategies used for the project were organized in the following steps of research: analysis, synthesis and monitoring the production process. As a result, the Origami line utilities table has good usability, given the design of irregular geometry. Was produced with ceramic residue donated by a factory of sanitary wares and glazed with lead-free ceramic glaze composition which, besides ensuring good mechanical resistance of the pieces still provides environmental and economic sustainability of the group of artisans of Cabo de Santo Agostinho – Pernambuco, supported by The Imaginário Laboratory since 2003.
Keywords: Method of Design, Craft, Ceramic Utility
Design and usability: a case study on selecting exhibitors for the National Fair of Craftwork Business – FENEARTE - Recife, PE, Brazil
Artigo publicado no HCI International 2013, Las Vegas, Nevada, USA 21 - 26 July 2013
The article describes how virtual tools and processes were constructed to develop and manage the processes of registering and selecting craft workers from Pernambuco for the XI and XII National Fair of Craftwork Business – FENEARTE. The processes and tools were developed by O Imaginário Design Laboratory, Federal University of Pernambuco, from the perspective of adhering to the 10 heuristics described by Nielsen. The main results indicate to the individual FENEARTE exhibitors qualification of portfolio and a knowledge base built about craftwork activities. These were actions that guaranteed more effective, efficient and transparent results besides reinforcing the importance of the contribution of research and university outreach activities towards social transformations.
Keywords: Design, usability, craftwork, virtual tools, heuristics.
Sustainable Design in communities producing craftwork: an experience in Cabo de Santo Agostinho
Artigo publicado no I International Symposium on Sustainable Design ISSD | I Simpósio Brasileiro de Design Sustentável SBDS - Curitiba, September 4th - 6th, 2007
This paper describes the experiment of the Pernambuco Imaginary project undertaken with craftspeople of Cabo de Santo Agostinho who work with pottery. The multidisciplinary methodology used gives value to the local culture and the community’s traditional ways of expressing itself, by being laid on the axes of management, production, communication, design and the market. The strategies for improving the quality of the raw material, in the production process and in the products, have permitted outline guidelines to be drafted by use of which production for the market and the group’s sustainability can be better positioned. The results point to the communion between sustainable growth and the community issues that are deemed social, political, cultural, economic and environmental.
Keywords: Craftwork Production, Sustainable Design, Ceramic Production
Diseño Social Y Cadena Productiva De La Artesanía: Un análisis sobre la Cerámica de Cabo de Santo Agostinho/PE, Brasil.
Artigo publicado no VIII Congreso Internacional de Diseño de La Habana - Forma 2015 - Habana, del 16 al 18 de junio, 2015
Palabras clave: artesanía, cadena productiva, diseño social, economía creativa, estudios culturales.
Application of the Triple Top Line Model in the critical analysis of a methodology that takes a social approach to design: the university laboratory called The Imaginary, Recife/ PE Brazil
Artigo publicado no Cumulus Shanghai 2010: Young Creators for Better City & Better Life -Shanghai, China, September 7-10, 2010
Sustainability is a concept related to several matters and as an isolated idea has no meaning. In seeking to head towards a sustainable society, traditional theories are guided by the triad of economics, sociology and the environment and formulate strategies that are to be applied to and/or evaluated against social actions. This format, however, generally encounters the obstacles of perspectives that are almost insurmountable, such as the dialectical complexity of the issue. Seeking solutions that will allow a dynamic overview of the interaction of the dimensions involved is fundamental for a systemic understanding of this scenario. Arising from this, this paper sets out to analyze the Triple Top Line model, proposed by McDonough and Braungart (2002), and to compare it with the action developed by the Laboratory called The Imaginary, by taking the community of potters from Cabo de Santo Agostinho as a case study. The methodological approach has a dialectical perspective, and also considers the dimensions of culture and prosperity as complementary to the dimensions originally proposed by the Triple Top Line model. The results show that, by conducting continuous critical evaluation, it is possible to make advances on the traditional concept of the static equilibrium of the economic, social and environmental dimensions by incorporating into the analytical model put forward by the Laboratory, new nuances and points of view so that opportunities for sustainability and social innovation may be systematically analyzed.
Keywords: Design, methodology, sustainability, social innovation
The management of design as a tool for cultural change leading to sustainability: A case study in the Industrial Company of Pernambuco, Brazil.
Artigo publicado no Changing the Change: Design, Visions, Proposals and Tools, Turin, Italy- July 10-12, 2008
The concern with organizational culture regarding sustainability is justified in relation to industrial production using the binomial: consumption versus market. The issue has also entered the agenda in discussions of design because design is considered an important agent for changes in society’s habits of production and consumption. Against this background, we set out from the following premise: because it performs a strategic role in the relationship design company-market, the management of design has the ability to provoke consistent changes in organizational culture as it uses design tools to optimize productive processes and products. The results of the research study point to transformations in organizational culture in favor of a sustainable relationship with the internal and external environments of the company.
Design methodology and sustainability: Between craftwork production and industrial production
Artigo publicado no Changing the Change: Design, Visions, Proposals and Tools, Turin, Italy- July 10-12, 2008
The article presents the methodological approaches used by the Imaginário Laboratory in the craftwork and industrial environment, and points out the relationship between design and sustainability. The Imaginário is a research and extra-mural laboratory of UFPE, comprising teachers, professionals and students from several areas of knowledge and is active throughout the State of Pernambuco. The strategies set out are exemplified using case studies of design; in the industrial environment, the CIV and in the craft environment, the Pottery Workers of Cabo. Historical methods and comparative procedure are used in this research. The results point to contemporary possibilities of working on the diversity of insertion of the designer, using methodologies the flexibility of which are adapted to contemporary complex scenarios.
Sustainable Local Development and the Model for Design Intervention – Craftwork. The case of the Laboratory called O Imaginário of UFPE and Cana Brava Craftwork, in Ponta de Pedras, Goiana, Pernambuco
Artigo publicado no 4th International Forum of Design as a Process - Diversity: Design/Humanities, Minas Gerais, Brasil - September 19-22, 2012
The article discusses the design-craftwork relationship guided by the concepts of sustainable local development as per the intervention model developed by the O Imaginário Design Laboratory - UFPE, applied to the Cana Brava Craftwork group located in the community of Ponta de Pedras, Goiana-PE. The transdisciplinary approach of the model shows that technological knowledge and resources are fundamental for adding value to products and services, and should take local cultural references into consideration, as a competitive advantage for the local and global markets.
Keywords: Design, craftwork, sustainable local development, intervention model
Universidade Empreendedora, Intra-empreendedorismo e Inovação Tecnológica: o caso da parceria UFPE - Brasil, projeto Imaginário Pernambucano, e a CIV - Companhia Industrial de Vidros