
Produção Acadêmica
O Laboratório O Imaginário desenvolve e divulga as pesquisas realizadas através do Grupo de Pesquisa Design, Tecnologia e Cultura, vinculado à UFPE e certificado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico | CNPq
Autores: ANDRADE, Ana; RODRIGUES, Josivan; CAVALCANTI, Virgínia; ARRAES, Ticiano 2006
Este livro é o resultado do esforço de instituições, comunidades e pessoas que acreditam na força de projetos coletivos, na parceria como forma de realização e na cultura como um fator impulsionador de desenvolvimento e transformação social.
As experiências aqui relatadas decorrem da atuação de estudantes, professores e técnicos da Universidade Federal de Pernambuco e de outras instituições. Junto com comunidades produtoras, essas pessoas investiram no artesanato pernambucano como forma de unir os saberes e fazeres acadêmico e popular, acreditando no valor e no potencial mobilizador da cultura pernambucana.
Criado a partir de um projeto de extensão da Universidade Federal de Pernambuco, o Imaginário Pernambucano vem, ao longo dos últimos 5 anos, através da ação conjunta de diversos departamentos estudando as questões relativas à sustentabilidade do artesanato em Pernambuco.
Compartilhar essas experiências é convidar o leitor a conhecer, através do artesanato, a história dos lugares e das pessoas, viajando do litoral ao sertão pelo Imaginário Pernambucano.
Autores: ANDRADE, Ana; 2006
O livro Olhares Itinerantes: reflexões sobre artesanato e consumo da tradição, publicado na série de Cadernos da ArteSol trás em sua primeira edição o texto sobre a vivência e aplicação da metodologia do Imaginário na comunidade quilombola de Salgueiro.
Autores: Tabosa, Tibério César Macêdo; 2007
A publicação Artesanías de América, Revista del Cidap nº 63-64 trás um capitulo reflexivo sobre a relação de produção e consumo de produtos artesanais.
Los apuntes teóricos elaborados en este ensayo, constituyen la base conceptual de una visión preliminar sobre la lógica de la propuesta de creación de valor para los consumidores conscientes, la ideia de producto ampliado y la visión de lo intagible en la artesanía, aplicadas a los productos artesanales solidarios de raíz y alma producidos por Organizaciones Sociales. En las conclusiones, proponemos algunas sugerencias iniciales acerca de cómo el conocimiento de los valores de uso y latentes pueden venir a subsidiar la definición de la composición de los precios de tales productos en el mercado, dentro de un processo continuo de agregación de valor como plataforma sustentable para la transformación social.
Autores: CAVALCANTI, Virgínia; ANDRADE, Ana Maria de; SILVA, Germannya 2013
Publicado no Cadernos de Estudos Avançados em Design - Sustentabilidade I, editado pela Editora da Universidade do Estado de Minas Gerais - EdUEMG.
O artigo relata a abordagem metodológica desenvolvida pelo Laboratório O Imaginário e as ações práticas deste modelo de atuação no Cabo de Santos Agostinho.