Objetivo
Este projeto cultural teve por objetivo mapear, catalogar e registrar dados sobre os mestres emblemáticos e suas obras no artesanato em fibra de cana brava em Ponta de Pedras, no município de Goiana/PE, a partir da identificação de sua importância e representatividade histórico-cultural na tradição desta atividade artesanal para a localidade e o Estado. A pesquisa tomou como referência geográfica o distrito de Pontas de Pedras, local de trabalho e residência dos entrevistados. O projeto também propunha a iniciativa de recuperação histórica e reprodução das peças emblemáticas destes mestres.
A ação visou:
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Identificar os artesãos emblemáticos, reconhecidos como mestres em suas comunidades e cuja obra seja representativa da tradição do artesanato em fibra de cana brava de Ponta de Pedras;
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Sistematizar a história profissional dos mestres, compreendendo seu papel formador e disseminador da técnica e tradição artesanal na localidade;
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Levantar e registrar as técnicas de produção artesanal e as peças representativas de cada mestre artesão;
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Disponibilizar o documento de catalogação para acesso ao público alvo.
Este trabalho aprofunda as pesquisas relatadas no Projeto Cultural Mapeamento do Artesanato de Fibra no Litoral de Ponta de Pedras – Goiana – PE (Projeto 1907/15, do produtor Tibério Tabosa). Este projeto inicial teve o objeto de mapeamento e registrar o desenvolvimento da atividade artesanal em Fibra de Cana Brava praticado no litoral de Ponta de Pedras.
Definição de Mestres
A partir da fase de documentação foram definidos os mestres atuais e do passado no manejo da fibra cana brava em suas diversas aplicações artesanais – covos, peças utilitárias e decorativas. A definição dos próximos entrevistados se deu de forma natural pelas indicações de novas pessoas que poderiam ser procuradas, até o esgotamento de possibilidades de novas pesquisas.
Para a definição dos mestres, a pesquisa seguiu o que recomendam Fisher e Soares (2010), que afirmam que estes se caracterizam por possuir os conhecimentos e as técnicas necessárias para a produção, preservação e repasse das artes e ofícios enraizados no cotidiano de sua comunidade, sendo reconhecido no local onde vivem e por outros setores culturais.
Segundo Fisher e Soares (2010), é atribuída a condição de mestre artesão aquele que possui:
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Conhecimentos e as técnicas necessárias para a produção e preservação da atividade
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Repasse das técnicas enraizadas no cotidiano de e para suas comunidades
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Reconhecimento destas qualidades no local onde vivem e por outros setores culturais
Assim, foram entrevistadas pessoas que tenham sido referenciadas por outros envolvidos no ofício como mestres artesãos antigos, cortadores de cana, pescadores ou lideranças na comunidade para a busca dos artesãos que poderiam ser entrevistados.
Com base nos depoimentos dos artesãos e pelo cruzamento de referências, foram entrevistados três mestres: Lourenço, Nelzia e Juarez, fazendo registro de suas histórias, portfólio de artefatos, técnicas, ferramentas e organização da produção.
Iniciativa de Constituição de Acervo
As peças registradas ou reproduzidas durante a pesquisa com os mestres artesãos permanecem abrigadas no Centro Cultural José Romualdo Maranhão.
Equipe
Produtor Executivo
Erimar José Dias e Cordeiro
Pesquisadores
Laboratório O Imaginário
Erimar José Dias e Cordeiro
Virgínia Pereira Cavalcanti
Novos Rumos: Consultoria, Facilitação de Processos e Pesquisas
Tibério César Macêdo Tabosa
Captação de Imagens/Design Gráfico
Danyelle do Nascimento Marques
Erimar José Dias e Cordeiro
Colaboradores
Ana Maria Queiroz de Andrade
Vinícius Simões Botelho