Onde estamos

Centro Cultural Benfica
Rua Benfica, 157, Madalena 
Recife/PE - Brasil

CEP: 50720-001

 
Entre em contato

contato@oimaginario.com.br

+55 81 3089.9065

  • Branca Ícone Instagram
  • Branco Facebook Ícone
  • Branca ícone do YouTube
  • Branca Ícone do Flickr
  • Branco Twitter Ícone
Contate-nos

Brinde institucional

Panelinhas

Contexto

Cinco restaurantes iniciais se uniram com objetivo de criar uma associação que reunisse casas da zona Norte com objetivos comuns: excelência na gastronomia. Após a formação,  o grupo se remodelou, ganhou novos integrantes, amadureceu e se reinventou num formato mais moderno e associativo. Batizado de Os Cinco Sentidos, o grupo já iniciou um trabalho de estruturação interna, focado em compras coletivas, troca de know-how, banco de profissionais comuns e cursos integrados. Negociam juntos e discutem formas de melhorar individualmente suas práticas, da mesma maneira que buscam o crescimento coletivo. Agora, os Cinco Sentidos  lança sua nova marca, que tem como elemento central uma panela, símbolo escolhido pelo grupo para representar o amor pela gastronomia.

Para registrar o momento, de 24 de novembro a 18 de dezembro de 2016, foi idealizado um roteiro gastronômico que compreende as casas participantes: Nez Bistrô, Cucina De`Carli, La Pecora Nera, Buca Trattoria, Dali Cocina e Oma Patisserie Bistrô. Para o festival, cada casa criou um menu com entrada, duas opções de principal e sobremesa, onde cada prato ressalta um dos sentidos humanos. Além da experiência gastronômica, o comensal que optar pelo cardápio leva para casa uma panelinha de cerâmica criada pelo laboratório de design da Universidade Federal de Pernambuco, O Imaginário, e executada pela Cerâmica do Cabo. São seis cores diferentes, uma de cada casa, para colecionar. O circuito conta com o patrocínio dos vinhos Callia e da Vivix Spelia – a grife do espelho.

Cinco Sentidos

Quando pensamos nos sentidos que são estimulados na hora de comer, inevitavelmente relacionamos com o paladar, o olfato e a visão. Mas, o momento da alimentação mexe com todos os sentidos. O tato é responsável pela percepção de temperatura e textura, enquanto a audição também pode ser estimulada num prato onde algum elemento tenha uma característica marcante de crocância. E, foi pensando desta forma que as seis casas do Cinco Sentidos criaram seus cardápios para este roteiro gastronômico.


No Nez Bistro e no Pécora Nera, ambos localizados na Praça de Casa Forte, as entradas foram dedicada ao tato. No Nez, o Baccalà Mantecato (Creme de bacalhau com coulis de pimentão vermelho e crocante da chef) foi pensado para ser comido com as mãos, assim como o Crostoni Bagnato (Brusqueta de rabanada trufada coberta com queijo Brie levemente maçaricado, servido com creme de nozes e cogumelos frescos salteados), criação do chef Thiago Vita, do Pecora. Já a audição foi o sentido escolhido pelo Dali Cocina para um dos seus pratos principais, o Mezclado de frutos do mar com feijões (polvo, lula e camarões com feijões verdes, mousseline de jerimum e crocante de macaxeira). O Cucina De´Carli também apostou neste sentido na criação de sua entrada, o Sformato de Funghi (finas fatias de funghi com ligeiro toque de vinho, polvilhadas com uma delicada mistura de farofa de pão e ervas, acompanhada de cebolas coloridas e levemente adocicadas).

Para aguçar o paladar, o Oma preparou como opção de principal para o festival o Filé ao perfume de churrasco (Filé ao perfume de churrasco com legumes grelhados, acompanhado de risoto dourado e chimichurri fresco) e o Buca, para despertar o olfato, criou o Salmon Monte Cristo (Salmão grelhado com crosta de gergelim branco e negro com molho teriaky, acompanhado de risoto cremoso de alho poró).

Produtos

Equipe

Coordenadoras

Profª. Ana Maria de Andrade, Drª
Profª. Virginia Cavalcanti, Drª

 

Design de produto
Equipe do Laboratório O Imaginário
 

Produção

Artesãos da Cerâmica do Cabo