Objetivo
A proposta deste projeto cultural foi capacitar o grupo produtivo do Centro de Artesanato Arquiteto Wilson Campos Júnior no aperfeiçoamento das técnicas artesanais, tomando como referência as boas práticas de oficinas e ateliês de cerâmica já consolidados no mercado. A ação visou propiciar o reconhecimento de espaços com organização direcionada ao processo produtivo artesanal, identificando suas características e vantagens, bem como repassar as técnicas de produção artesanal segundo as práticas usuais e consolidadas em oficinas cerâmicas para modelagem, queima e esmaltação; além de monitorar e avaliar coletivamente a aplicação das técnicas e práticas de modo a identificar falhas oriundas de desvios de procedimentos e fazer a correção.
Instrutora
A principal proposta desta oficina foi de trazer um profissional com notória experiência na produção de cerâmica artesanal, com reconhecimento de mercado e que conheça em detalhes as particularidades do trabalho com argila. Com este perfil, foi identificado, no estado de São Paulo, o Ateliê Muriqui Cerâmica e sua ceramista, Gisele Gandolfi.
Gisele é administradora de formação e trabalhou no mercado financeiro, até resolver largar tudo e passar um ano na Itália estudando desenho e história da arte, quando foi sensibilizada pela modelagem em cerâmica. De volta ao Brasil, instalou o Atelier Muriqui na cidade de Ibiúna, seu atual local de trabalho e experimentação, que conta com um ponto de venda e showroom no centro de São Paulo, na Vila Madalena. Sua produção é voltada para o seletivo e exigente setor de restaurantes, cafés, bufês e chefs de cozinha, para quem geralmente desenvolve as peças de acordo com as necessidades específicas de cada um.
Curso
Resultados
Equipe
Produtor Executivo
Erimar José Dias e Cordeiro
Instrutora
Gisele Gandolfi / Ateliê Muriqui
Monitor de oficina
Vinícius Simões Botelho
Assistente de produção
Danyelle do Nascimento Marques
Captação de Imagens/Design Gráfico
Felipe Rodrigues Soares
Colaboradores
Ana Maria Queiroz de Andrade
Virgínia Pereira Cavalcanti