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Demanda

Propor uma iconografia para o município de Goiana/PE com a finalidade de servir de referência imagética para as atividades artesanato, comércio e serviços de modo a agregar novas significações e valor aos seus produtos. O ícone, num sentido amplo, pode ser entendido como uma imagem que representa por semelhança alguma coisa, tal como um monumento, um evento, um cenário ou um fenômeno cultural.

 

Os ícones são únicos e singulares, e sua identificação com o local de origem são sua força simbólica e valor como referência. A iconografia é o conjunto de ícones sobre determinado tema; neste caso, o município de Goiana/PE.

 

Esta ação foi financiada pelo Centro Pernambucano de Design e Sebrae/PE.

Método

1. Pesquisa exploratória com base em bibliografias, relatórios de pesquisas, documentos, sites e coleções de fotografias relacionados ao município, tais como: Fundarpe; Fundação Gilberto Freyre; Fundaj; Prefeitura de Goiana; Estudos de viabilidade industriais (Hemobrás e Fiat); IPHAN; FIDEM/CONDEPE;


2. Composição de painel imagético montado com as categorias: igrejas, gastronomia, etnias, economia, engenhos, marcos geográficos, artesanato, sítios urbanos, manifestações culturais, monumentos e turismo;

3. Organização e realização de reuniões com representantes do local: artistas plásticos, poetas, escritores, gestores de patrimônio histórico, artesãos, professores, gestores municipais, produtores culturais, comerciantes, historiadores, fotógrafos, artistas populares, bem como guias, operadores e empresários do setor turístico.

4. Tratamento dos dados e consolidação da amostragem de imagens com potencial icônico. A seleção teve como critério os princípios de repetição cotidiana, pregnância ou grau de aderência e circularidade;

5. Realização de pesquisas complementares: bibliográfica, de campo, entrevistas com especialistas e representantes do local, além de registros de imagens da zona rural e urbana;

6. Seleção das referências e conjunto de imagens para desenvolvimento de ícones;

7. Definição da linguagem gráfica;

8. Desenvolvimento de ícones a partir de síntese das imagens;

9. Definição de categorias da iconografia; 

10. Validação dos ícones junto aos grupos de participantes (representatividade, significado e aceitação coletiva).

Linguagem

A linguagem foi influenciada principalmente pela arquitetura das igrejas, tomando partido da vista frontal, cujos desenhos e contornos definidos reforçam o apelo geométrico e bidimensional. O uso de linhas com diferentes espessuras permite expressar, no plano bidimensional, volume e profundidade. Cada ícone foi elaborado com base em múltiplas imagens da mesma referência. Um único grid (grade de construção) serviu de suporte para reforçar a linguagem e a geometria das representações.

Ícones e Referências

Aplicações

Equipe

Coordenadores

Profª. Ana Maria de Andrade, Drª
Tibério Tabosa, MSc
Profª. Virginia Cavalcanti, Drª

 

Design Gráfico
Felipe Soares
Mariana Melo

 

Pesquisadores
Carolina Reis
Danyelle Marques
Erimar Cordeiro
Profª. Germannya D’Garcia, Drª
Vinícius Botelho