Objetivo
O objetivo deste projeto de pesquisa cultural foi de pesquisar e desenvolver um modelo de mapeamento do consumidor de artesanato tradicional, a partir do estudo dos espaços de comercialização de artesanato do Centro de Artesanato de Pernambuco - CAPE e Feira Nacional de Negócios do Artesanato de Pernambuco – FENEARTE, sob a ótica da economia da cultura e tomando como ponto de partida o recorte da cerâmica.
Para este objetivo foi necessários construir uma base analítica para o reconhecimento do consumidor de artesanato em Pernambuco tomando como base a referência de pesquisas científicas e técnicas desenvolvidas na última década. Além de modelar e implementar pesquisa de campo aos espaços de comercialização de artesanato do CAPE e Fenearte, mapeando os perfis dos consumidores do artesanato em cerâmica e o posicionamento de mercado. Também propõe, a partir do confronto entre a base analítica e o resultado da pesquisa de campo, diretrizes para a construção do modelo de mapeamento do consumidor com base nos conceitos da economia da cultura aplicável ao segmento do artesanato
O projeto cultural Consumidor na Cadeia Produtiva do Artesanato, foi desenvolvido entre os 2019 e 2021 e foi incentivado pelo Sistema de Incentivo à Cultura, por meio do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura – FUNCULTURA, inscrito sob o número 1600/18.
Equipe
Produtor Executivo
Erimar José Dias e Cordeiro
Pesquisadores
Laboratório O Imaginário
Ana Maria Queiroz de Andrade
Erimar José Dias e Cordeiro
Novos Rumos: Consultoria, Facilitação de Processos e Pesquisas
Tibério César Macêdo Tabosa
Registro Fotográfico e Edição Gráfica
Danyelle do Nascimento Marques
Erimar José Dias e Cordeiro
Apoio de pesquisa
Amanda Freire
Lisandra Batista
Marianne Araújo
Thuanne Teixeira
Yasmin Fernandes