Palestras

  • 11 de Novembro

    Aguinaldo Santos

    Universidade Federal do Paraná

    Design Pós-Antropocêntrico

    As proposições voltadas ao desenvolvimento de padrões de consumo e produção mais sustentáveis usualmente tem um viés antropocêntrico, o que explica parcela dos desequilíbrios nos ecossistemas no âmbito global. O antropocentrismo é o paradigma predominante, fundamentado na noção de que a natureza está a nossa disposição para satisfazer as necessidades humanas, ignorando a intrínseca dependência humana da harmonia e equilíbrio do sistema a sua volta. Neste contexto, a palestra deverá apresentar os fundamentos teóricos e metodológicos para um Design Pós-Antropocêntrico. Dentre os fundamentos está a noção de que todas as formas de vida são igualmente importantes, não sendo a humanidade o centro da existência. A apresentação utiliza exemplos de projetos realizados no Brasil e exterior, pautados por uma perspectiva biocêntrica, incluindo o Projeto Colmeias Urbanas, coordenado pelo palestrante e orientado à proteção das abelhas nativas. Obviamente, tal perspectiva não significa a supressão da consideração das necessidades humanas. Ao contrário, são considerados de forma sistêmica todos os entes vivos e inanimados que constituem o ecossistema, buscando a busca de proteção e valorização da biodiversidade.

  • 11 de Novembro

    Mariano Ramirez

    University of New South Wales / Austrália

    South-to-South 2019

    LeNS

    No projeto South-to-South 2019, educadores de Design for Sustainability (DfS) de universidades australianas e latino-americanas pertencentes ao Learning-Network-in-Sustainability (LeNS) cooperaram para impulsionar as relações na educação e pesquisa em DfS e compartilhar conhecimentos e experiências em uma troca de conhecimento bidirecional. A série de eventos no Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba, Lima, Bogotá, Buenos Aires, Mar del Plata, Belo Horizonte e Recife incluem palestras sobre 'Design e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas' (ODS); workshops com os alunos para aplicar princípios práticos de DfS, design ecológico e estratégias de mudança de comportamento aos desafios dos ODS; simpósios com educadores para compartilhar experiências pedagógicas no ensino e aprendizagem de DfS; e diálogos em mesa redonda entre pesquisadores de DfS para explorar parcerias para projetos conjuntos, publicações em coautoria e intercâmbio recíproco.

  • 12 de Novembro

    Bernardo Providência

    Universidade do Minho / Portugal

    Metamorfose para um design participativo

    Analisar os vetores de emergência e consolidação do design orientado para a inovação social e para a sustentabilidade, em contexto das mudanças experimentadas na relação com o design  participativo (with communities and for communities) pode ser encarado como uma das bases do desenvolvimento sustentável, esboçado frequentemente em comunidades locais caracterizadas por uma economia popular.

    A economia social e solidária tem reemergido em todo o mundo, liderada por movimentos de transição e por organizações da sociedade civil, bem como por indivíduos cansados do ambiente citadino, industrial e competitivo. São movimentos, organizações e pessoas interessadas em melhorar a qualidade de vida, resgatar o contacto com a natureza, reabilitando tradições locais e culturas ancestrais que promovem uma sócio-economia sustentável.

    Neste sentido interessa abordar o impacto das metodologias de design nas trajetórias de aprendizagem entre artesãos, designers, indústria e comunidades, como fatores de ancoragem da identidade territorial, considerando o design social como motor das economia locais, de dinâmicas ambientais e socialmente sustentáveis, em colaboração com politicas publicas e/ou empresas.

  • 13 de Novembro

    Carla Cipolla

    Rede DESIS

    Design para encontros interpessoais: experiências da rede DESIS

    Inovação Social pode ser definida como um novo modo de fazer ou organizar baseada na reunião de indivíduos para produzir resultados reconhecidos e compartilhados por todos os envolvidos. Tais atividades baseiam-se em grande parte em varias modalidades de encontros interpessoais. A DESIS Network (e o laboratório DESIS da rede na UFRJ) estão comemorando dez anos de experiência em relacionar processos de inovação social com teorias e práticas de design. A apresentação sintetizará o conhecimento produzido ao longo desses anos, com foco especial em como o design pode favorecer diferente tipos de encontros e como isso pode ser útil para os desafios da América Latina e seus benefícios para a promoção da sustentabilidade.

  • 13 de Novembro

    Lula Marcondes

    O Norte – Oficina de Criação

    Design-Build e a Pedagogia do Canteiro: Experiências de Empoderamento, Autonomia e Sustentabilidade

    A conversa compartilha algumas vivências do autor em abordagens de Design-Build (Desenho-Construção), processo de imersão e domínio do arquiteto/designer na cadeia completa da produção de arquitetura/design desde a concepção da ideia até a sua materialização no canteiro de obras.

     

    Lula é sócio fundador da O Norte – Oficina de Criação (1998), um centro de produção de arquitetura, design, artes visuais e projetos culturais, Lula Marcondes é formado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Pernambuco (1997), com Mestrado pela University of Texas at Austin, EUA (2007). Trabalhou e é atualmente associado ao CMPBS (Center For Maximum Potential Building Systems) em Austin, Texas/EUA, uma das mais antigas organizações não governamentais dos Estados Unidos dedicadas à questão ambiental no design. Em 2010 trabalhou na equipe de Michael Reynolds, arquiteto americano criador do Earthship, sistema integrado de construção off-the-grid (fora das redes concessionárias). Desde 2014 é professor do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Católica de Pernambuco – UNICAP. É co-fundador do Coletivo de Design-Build AtelierVivo em 2015. 

Onde estamos

Centro Cultural Benfica
Rua Benfica, 157, Madalena 
Recife/PE - Brasil

CEP: 50720-001

 
Entre em contato

contato@oimaginario.com.br

+55 81 3089.9065

  • Branca Ícone Instagram
  • Branco Facebook Ícone
  • Branca ícone do YouTube
  • Branca Ícone do Flickr
  • Branco Twitter Ícone
Contate-nos