Sustentabilidade Econômica

Design e Desenvolvimento Local

 

As relações entre produção, a socialização, uso de conhecimentos e suas transformações em inovação são práticas dos processos socioculturais, inscritas em espaços, territórios, lugares. É esse o contexto que se coloca a temática Design e Desenvolvimento Local, que pretende abordar, entre outras questões, as trocas e fluxos de conhecimentos (formal e não formal), a valorização do capital social e a territorialidade tomando como foco o design nesse contexto. A mesa propõe numa abordagem multidisciplinar, discutir as diferentes perspectivas de contribuição do design e sua interação com os atores que atuam e influenciam territórios, tanto interna, quanto externamente.

  • Mediador

    Abraham Sicsú

    Graduado em Engenharia de Produção pela Universidade de São Paulo, mestrado em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco e doutorado em Economia pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal de Pernambuco, foi Diretor Presidente da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco - FACEPE (2015 - 2019) e Revisor de periódico da Navus (Revista de Gestão e Tecnologia).

  • Debatedor

    Bernardo Providência

    Licenciado em Design de Comunicação pela Escola Superior de Arte e Design de Matosinhos, Mestre em Design e Marketing pela Universidade do Minho e em Business Innovation and Technology Management pela Universidade do Girona, Espanha. Doutorado pela Universidade de Girona com a tese “Metodologia de personalização de produtos baseada em design centrado no utilizador”, é autor de vários artigos e comunicações científicas bem como capítulos de Livros e livros nos domínios do design, design emocional e experiência com o produto.

  • Debatedor

    Cláudio Marinho

    Consultor em cenários e estratégias na Porto Marinho Ltda., empresa fundada por ele em 2007 no Recife, Pernambuco. Trabalhou por 26 anos no setor público, a maior parte do tempo com executivo em diferentes áreas. Atuou como Secretário de Planejamento, depois de ter sido Secretário de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente do governo estadual. Conhecido no setor de tecnologia da informação e comunicação pelo seu trabalho na coordenação da política pública que resultou no Porto Digital, um dos principais arranjos produtivos inovadores do Brasil nas áreas da economia criativa e tecnologia da informação.

  • Debatedor

    Sérgio Buarque

    Economista com mestrado em sociologia, consultor com 20 anos de experiência, especializado em planejamento estratégico, desenvolvimento regional e local, e metodologia e técnica de construção de cenários. Professor titular da Faculdade de Ciências da Administração de Pernambuco-UPE. Autor do livro “Construindo o Desenvolvimento Local Sustentável – metodologia de planejamento” e “Metodologia e Técnicas de Construção de Cenários Globais e Regionais”. É consultor e sócio-cotista da Factta.

Onde estamos

Centro Cultural Benfica
Rua Benfica, 157, Madalena 
Recife/PE - Brasil

CEP: 50720-001

 
Entre em contato

contato@oimaginario.com.br

+55 81 3089.9065

  • Branca Ícone Instagram
  • Branco Facebook Ícone
  • Branca ícone do YouTube
  • Branca Ícone do Flickr
  • Branco Twitter Ícone
Contate-nos